quarta-feira, 7 de março de 2012


O revolucionário cinema 3D... Dos nazistas!?



Imagem
James Cameron orientando um ator durante as gravações de Avatar
Amada por uns e odiada por outros, a tecnologia 3D tem se mostrado cada vez mais presente no cinema contemporâneo. Seu uso mais frequente ocorre entre os blockbusters norte-americanos, filmes que alcançam grande sucesso nos cinemas do mundo todo. O atual paradigma para a produção de filmes 3D é Avatar, uma ficção científica de 2009, escrita e dirigida por James Cameron. Tendo superado o Titanic (também de Cameron), Avatar é o filme com a maior arrecadação em bilheterias da história. O longa também foi indicado para concorrer a nove prêmios Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, sendo agraciado nas categorias Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Direção de Arte. Muito desse sucesso foi atribuído ao uso impecável da tecnologia 3D pela equipe de Cameron. Por conta disso, muito se falou numa nova revolução cinematográfica, uma ruptura análoga ao surgimento do cinema falado e do colorido. O fato, no entanto, é que os filmes 3D existem seguramente há mais de setenta anos. Muito antes de essa tecnologia se popularizar entre os estúdios de Hollywood, os nazistas já a empregavam em suas propagandas ideológicas.

Imagem
Hitler e Goebbels, chefe do Ministério da Conscientização Pública e Propaganda Nazista
Orientada por Adolf Hitler e seus ministros, a propaganda nazista visava ao convencimento da grande massa alemã mediante um forte apelo emotivo. Para isso, uma das tecnologias empregadas exaustivamente pelo governo foi o cinema. Segundo Goebbels, então chefe do Ministério da Conscientização Pública e Propaganda, o cinema era o meio mais moderno de se influenciar a população. Assim, não por acaso, ao longo dos doze anos de Nazismo, calcula-se que tenham sido produzidos mais de 1300 filmes com propagandas do governo. Tal produção abrangia gêneros como comédia, musical, guerra e documentário. De algum modo, todos eles acabavam exaltando o racismo e a xenofobiacaracterísticos do pensamento nazista. Em seus filmes, os ingleses e os russos (inimigos da Alemanha) eram tratados de modo desmoralizante. Os primeiros eram representados como fracos, ridículos, imperialistas e opressores. Já os russos eram apresentados como brutos e alcoólatras. Até aqui, contudo, nenhuma novidade. A máquina da propaganda nazista já é bem conhecida por todos desde sempre. Ou ao menos era o que se pensava até recentemente.

Imagem
O cineasta australiano Philippe Mora
Por volta de um ano atrás, em fevereiro de 2011, nos arquivos federais de Berlin, na Alemanha, o cineasta australiano Philippe Mora coletava material para seu próximo documentário sobre como o Nazismo se utilizou da propaganda para conquistar o povo. Foi quando ele descobriu, talvez estarrecido, que os nazistas estavam décadas à frente de Hollywood no desenvolvimento de uma tecnologia (a 3D) que só se popularizaria nos anos de 1950, e que, agora, depois de Avatar, readquiriu fôlego e reconhecimento internacional. Em meio ao enorme acervo dos arquivos federais de Berlin, Mora encontrou dois filmes de propaganda nazista; ambos em preto e branco, com 30 minutos de duração, e produzidos em 1936. Um dos filmes era um musical, e fora rodado durante um festival chamado “Tão real que você pode tocar”. Ele exibe closes de churrascos e comidas típicas alemãs. Já o segundo filme, intitulado “Seis garotas num fim de semana”, mostra garotas alemãs se divertindo. O mais impressionante de tudo? Eram em 3D. De acordo com Mora, o material deverá ser incluído em seu próximo documentário, que irá se chamar “Como o Terceiro Reich foi Registrado”. Incansável, o cineasta australiano está convencido de que há mais filmes 3D nazistas à espera de serem descobertos. James Cameron deve ter ficado com o orgulho ferido.
Fonte: Clickpédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário